terça-feira, 12 de junho de 2012

Planejamento

PLANEJAMENTO

Muitos ainda resistem em planejar, pensam que de nada adianta, que é perda de tempo...

Mas o fato é que planejar é preciso, importante, necessário, fundamental para atingirmos nossos objetivos e metas, e mantermos os resultados acima da média.

Como já disse estes textos são escritos para trazer direcionamento, indicar caminhos e relatar pontos de extrema importância em nossa caminhada de vida como empreendedor, cabe a cada um procurar literaturas e materiais especializados para aprenderem cada dia mais, afinal as pesquisas mostram que  os profissionais que estudam mais são os que mais crescem e não falo de faculdade, pós-graduação – são importantes – contudo falo de estudar especificamente sobre o que fazemos.

Que causas levam um grande número de profissionais a lidar de forma não assertiva no planejamento de seu trabalho?

É comum no cotidiano empresarial, a presença de situações onde o acumulo de tarefas leva à procrastinação, hábito de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Metas importantes e decisivas, ligadas ao negócio da empresa, são relegadas ao segundo plano.
A justificativa para tal fato, quase sempre é a “falta de tempo”. Para alguns o dia deveria ter 26 ou 30 horas!

É angustiante e desgastante, para qualquer ser humano, chegar ao final da tarde e perceber que quase nada de produtivo foi realizado. Perguntas tais como: “O que fiz hoje?” Ou “O que deixei para amanhã?”, sempre incomodam àqueles que têm como responsabilidade gerar resultados.

Como transformar a procrastinação em ação?

Antes de tudo, é necessária uma boa dose de humildade para reconhecer que precisamos aprender e mudar. E, ainda, a conscientização de que podemos e somos capazes de rever hábitos e atitudes.
A ação de planejamento inicia com a pré-disposição e o esforço diário na organização e priorização de tarefas a realizar.

Uma pessoa determinada a mudar hábitos leva, pelo menos, seis meses para adquirir um novo comportamento. Pesquisas indicam que um bom percentual dos que tentam mudar acabam voltando à forma anterior de conduta.

Acredito que nada é impossível quando há vontade.  Meu desafio vai para aquelas pessoas que desejam parar de reagir e passar a agir frente às situações que exigem planejamento pessoal.

Reveja seus hábitos. Mude!

Priorize o que realmente é importante e que influenciará nos seus resultados.

Faça uma análise diariamente. Veja se realmente fez o que deveria ter sido feito ou se você está se enganando. Use agenda. Tome decisões.  Não tenha medo do fracasso. Leia.

Assista:


Abraço!

Alexandre Braga, colunista do grupo ELO Global

0 comentários:

Postar um comentário