Entrevista com Sergio Buaiz



A seguir, a entrevista que Sergio Buaiz concedeu ao ELO Global.

ELO Global - Desde o seu primeiro contato com o MMN, o que mudou desde então?
BUAIZ - Minha família é de assalariados e servidores públicos, acostumados com o paradigma da segurança no emprego. Quando conheci o MMN, em 1993, eu tinha 17 anos e conheci um mundo de possibilidades inteiramente novo. O MMN me ensinou a pensar sobre empreendedorismo, futuro, dinheiro e independência. Isso impactou em todas as minhas decisões sobre educação, carreira, investimentos, família, qualidade de vida etc. Só não mudou meu caráter. O resto mudou completamente.

ELO Global - Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas para atingir o sucesso no MMN? 
BUAIZ - No início, os preconceitos, pois era um negócio muito discriminado. Depois, foi a necessidade de "desaprender" o que a educação formal havia me ensinado. Por fim, a difícil decisão de ser humilde, confiar, seguir um padrão comprovado de sucesso SEM QUESTIONAR e praticar até aprender.

ELO Global - É possível alguém conseguir se destacar se começar a pensar em MMN após os 30, 40 ou 50 anos? 
BUAIZ - Sim. Conheço centenas de casos. Mas é preciso estar disposto a se reinventar, estudar e praticar algo completamente novo. O maior desafio não é a idade, e sim o status. Quanto maior o status da pessoa, maior a dificuldade de recomeçar em uma nova área.

ELO Global - Quais são os erros mais comuns que as pessoas cometem no MMN, e os maiores acertos?
BUAIZ - Os erros mais comuns são:
   1) Tentar entender tudo antes de entrar;
   2) Tentar entender tudo antes de praticar;
   3) Tentar explicar tudo antes de patrocinar...

Esse negócio funciona para quem decide rápido e influencia os outros a tomarem decisões rápidas.

Os maiores acertos são:
   1) Começar imediatamente;
   2) Participar de todos os eventos nos primeiros 90 dias;
   3) Falar com o maior número de pessoas, no menor tempo possível. Cresce mais rápido quem vence a inércia e gera um impulso de recrutamento e vendas.

ELO Global - Quais as melhores estratégias e/ou dicas para se desenvolver no MMN para quem está chegando?
BUAIZ - A melhor estratégia é participar de todos os treinamentos que puder, ler livros positivos, escutar áudios e assimilar essa nova cultura o mais rápido possível, colocando em prática imediatamente tudo o que aprendeu.

ELO Global - Qual é sua avaliação sobre as pessoas que dizem não ter tempo para desenvolver o MMN?
BUAIZ - Elas não têm tempo para construir a própria felicidade e prosperidade, porque estão ocupadas demais trabalhando para enriquecer ou agradar os outros. Falta de tempo é falta de prioridade.

ELO Global - Estamos numa era em que os empregados não têm certeza sobre o próprio futuro em uma empresa. As pessoas continuam buscando segurança. Como você vê o MMN neste contexto? 
BUAIZ - Segurança é ter sua renda vindo de várias fontes e o MMN é o melhor investimento que existe para diluir o seu risco. É o único que está acessível a qualquer pessoa, mesmo que não tenha capital. Seu poder de alavancagem é incomparável. Qualquer pessoa pode ficar rica se iniciar o MMN como um Plano B e encará-lo seriamente, por um prazo de 5 a 10 anos.

ELO Global - Qual é o seu conselho para quem tem pavor de arriscar no MMN?
BUAIZ - Deixe o preconceito de lado e reavalie. No MMN não existe risco real, pois seu investimento é simbólico. É um projeto simples, como fazer um curso de inglês, frequentar uma igreja ou montar uma banda de rock. Você pode se adaptar ou não, mas nunca saberá se não tentar. Comece. Estude. Divirta-se! Mais arriscado é trabalhar 50 anos por uma aposentadoria tradicional.

ELO Global - Sergio, você já enfrentou a falência?
BUAIZ - Não. Já enfrentei alguns altos e baixos do mercado, mas o MMN me ensinou a cuidar bem das finanças.

ELO Global - Se você tivesse que recomeçar, depois de uma falência, qual o caminho que você indicaria?
BUAIZ - MMN, obviamente. Conheço muitos que pagaram suas dívidas (algumas milionárias) com MMN.

ELO Global - Qual a aposta de empreendimento, mais arriscada, que já fez na vida?
BUAIZ - A produção do meu Programa MULTINÍVEL EXPLOSIVO. Foi um investimento próprio na ordem de seis dígitos, onde não tinha padrão para seguir e eu tive que cuidar da infraestrutura, escritório, estoque, produção etc. MMN é bem mais fácil... rs

ELO Global - O que diria para as pessoas que têm pouco conhecimento e nenhuma experiência para começar no MMN?
BUAIZ - Comece ontem! Pare de pensar, confie e pratique. Seja exemplo de atitude positiva!

ELO Global - Fale um pouco sobre a Chance Network, como foi o seu inicio e como está o projeto hoje?
BUAIZ - A Chance Network começou como uma evolução do Jornal Estágio 10 e do Instituto MLM Brasil, iniciativas pioneiras que difundiram o MMN, na década de 1990. Tínhamos um portal na Internet, publicamos alguns livros e isso nos levou a prestar serviços de consultoria e treinamento para as maiores empresas do segmento.

ELO Global - Quais são seus maiores obstáculos quando presta consultoria em MMN?
BUAIZ - Ensinar os executivos do mercado tradicional, funcionários e fornecedores a pensarem e decidirem de acordo com o paradigma do MMN. É uma realidade completamente diferente e eles cometem erros gravíssimos, sobretudo no relacionamento com o canal de vendas. O MMN é muito poderoso, mas igualmente sensível.

ELO Global - Sergio, você conhece a Polishop e o seu recente canal de MMN com o projeto Polishop Com Você?
BUAIZ - Sim. Acompanho desde o lançamento e espero que seja um sucesso, pois a força da Polishop pode abrir muitas portas para o nosso mercado no futuro.

ELO Global - Nos fale um pouco de sua historia de vida, o que fez e o que te move para realizar seus sonhos e projetos?
BUAIZ - Já fiz muita coisa, desde escrever artigos, editar jornais, livros, prestar consultoria, realizar palestras e treinamentos diversos. Hoje, compreendo que minha missão pessoal é mudar a vida das pessoas, através do desenvolvimento pessoal contínuo, da prática do empreendedorismo e da liderança.

ELO Global - Neste panorama e diversidade de opções de empresas que estão adotando o MMN no Brasil, como você vê o futuro de nosso país?
BUAIZ - Seria bom que a legislação nos ajudasse a filtrar o que realmente tem valor, pois muitos negócios fraudulentos têm se aproveitado do MMN como fachada. De qualquer modo, já reconheço umas 10 boas empresas de MMN e isso tem contribuído para melhorar a imagem do nosso mercado. O futuro é bastante promissor. Ainda nem começamos a arranhar o potencial...

ELO Global - Na sua opinião, por que o MMN é a melhor opção e, qual a sua vantagem em relação ao modelo tradicional de trabalho?
BUAIZ - MMN não é apenas um negócio. Hoje, o maior problema do Brasil é educacional, ensinar nosso povo a empreender, pensar positivo, focar na solução... o MMN tem transformado muitas vidas para melhor, não apenas pelo dinheiro, mas pela evoluçao da mentalidade, que estimula a leitura e o desenvolvimento contínuo. Isso proporciona maior equilíbrio, qualidade de vida, entendimento dos bons valores, da família, da espiritualidade, do progresso pelo mérito, da comunicação eficaz, da administração financeira, do marketing pessoal, do bom uso das tecnologias, do trabalho em equipe, da ética e da liderança servidora.

ELO Global - Qual é a melhor estratégia para conseguir o melhor retorno realizando o MMN como empreendimento?
BUAIZ - Focar em tornar-se uma pessoa melhor, um líder melhor. Ajudar as pessoas a conquistarem os sonhos delas, através do planejamento e da construção em bases sólidas.

ELO Global - Você pretende se aposentar? E como você vê a aposentadoria praticando o MMN?
BUAIZ - Já estou no processo de me aposentar, no sentido de não depender mais financeiramente do meu próprio esforço. Porém, não pretendo parar de trabalhar enquanto meu cérebro estiver repleto de idéias novas e meu coração pulsando para ajudar mais pessoas.

ELO Global - Seus livros, cursos, site, artigos, palestras e opiniões tem sido referência e orientação para todos que procuram sucesso no MMN. Nos fale sobre seus livros e, o que podemos esperar de seu próximo lançamento?
BUAIZ - Os livros refletem minha evolução profissional, passando de estudioso teórico para consultor, treinador e líder experiente. Multiplicando Bem-Estar foi escrito em 2005, época em que retornei ao campo como Distribuidor e comecei a construir minha downline definitiva. O Programa MULTINÍVEL EXPLOSIVO é de 2009 e já refletiu uma visão mais profissional de liderança e alta performance, lapidada com meus mentores no campo. Continuo evoluindo minhas idéias e entendimentos sobre o Multinível, mas neste momento não tenho nenhum novo projeto editorial. Estou focado em projetos pessoais e dedicando mais tempo à família.

Sergio, gostaríamos mais uma vez de agradecer profundamente pela entrevista e desejamos todo o sucesso em sua já vitoriosa trajetória.

Equipe ELO Global

0 comentários:

Postar um comentário