sábado, 7 de janeiro de 2012

O X da questão

Quando alguém pergunta a uma pessoa que me conhece de verdade qual é um bom presente para me dar a resposta sempre é LIVRO. Todo mundo sabe que, assim como uma criança prefere ganhar brinquedo, eu prefiro ganhar livros. Nesse final de ano só ganhei dois livros e um deles li ontem em duas horas de tão bom.

Estou falando do livro “O X da Questão de Eike Batista. Realmente muito bom! Recomendo fortemente e vou aproveitar para transcrever aqui um trecho e fazer alguns comentários.
Numa determinada fase da vida, ele passou pra uma faculdade na Alemanha e a família voltou ao Brasil, então ele ficou sozinho lá pra estudar. O dinheiro que seu pai mandava não era suficiente, então ele procurou um modo de ganhar mais dinheiro. É nesse contexto que está o trecho que transcrevo abaixo:
Entendi que devia me virar sozinho na Europa. Um amigo sugeriu a possibilidade de vender seguros. Topei na hora. Eu provavelmente aceitaria vender enciclopédias ou cachorro-quente. O importante era obter uma renda que me permitisse concluir os estudos sem recorrer a meus pais ou abrir mão de certa vida social numa idade em que todo jovem quer se divertir um pouco.
(…)
Foi uma experiência e tanto bater de porta em porta. Algumas se abriam, outras não. Naquelas que se abriram, tive interações curiosas, divertidas, diferentes. Aprendi a conversar com as pessoas, entender o que se passava na cabeça delas.
(…)
Aprendi demais como vendedor de seguros. Compreendi que as pessoas querem falar com você. Elas precisam contar coisas. O seguor muitas vezes era apenas um pretexto para o comprador.
(…)
Por certo eu tinha um bom produto a oferecer. Um bom vendedor é aquele que compra o que oferece se dispõe de recursos para tal. A essência é ter alguma coisa de qualidade nas mãos, e isso vale para uma apólice de seguro ou para as ações de uma companhia.
Acreditar no que se vende é apenas parte do todo. Algumas qualidades são também indissociáveis do desafio de vender. É preciso desenvolver e aprimorar ao máximo a capacidade de ouvir. 
Achei interessante que o homem mais rico da América Latina e que está entre os 10 mais ricos do mundo tenha colocado logo no segundo capítulo de um livro que conta sua história de sucesso. O título do capítulo é mais revelador ainda “A Descoberta do Primeiro Talento”.
Alguns detalhes me saltaram aos olhos, como o fato de ele dizer que bater de porta em porta e interagir com as pessoas deu a ele as habilidades sociais de que precisava.  Mais interessante ainda se levarmos em conta que o capítulo seguinte fala justamente que a capacidade mais importante de um líder é saber vender suas idéias.
Outro ponto que me chamou a atenção foi o detalhe de que um bom vendedor compra e usa seu próprio produto, dando mais verdade a tudo que diz sobre suas qualidades e benefícios.
Em resumo, sempre absorva conhecimento de pessoas que estão nas posições e com os resultados que você gostaria de ter. Eike Batista simplesmente é o maior empresário e visionário que o Brasil já teve, sem ninguém nem perto para competir. E se ele diz que um talento fundamental para o sucesso dele foi o de vendedor, eu acredito…

Email cedido pelo ELITE - FABIO SANTOS, Empreendedor Polishop no Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário